21 de setembro de 2012

Iniciação Científica CNPQ - As grandes transformações do Jornalismo a partir dos anos 70

Iniciação científica eu fiz! Quando eu imaginava que não conseguiria mais realizar tantas coisas em tão pouco tempo, eu descobri que poderia fazer muito mais do que eu imaginava.


Ano base 2011/2012. Tema escolhido: As grandes transformações do jornalismo a partir dos anos 70. Voltado para área de moda. Como minha orientadora: Cleofe Monteiro Sequeira.

O objetivo do trabalho foi avaliar o jornalismo na área de moda, a partir de pesquisa bibliográfica e entrevistas com profissionais da área para mostrar como as mudanças ocorridas no jornalismo a partir dos anos 70 influenciaram as coberturas jornalísticas atuais. 

O trabalho foi dividido em cinco áreas de discussão: 

As bases da indústria cultural: o modo de produção da mensagem; 
A estratégia do produto jornal/revista nos conglomerados jornalísticos; 
A informatização das redações: novas mudanças; 
O jornalismo de moda: a história a partir dos anos 70 aos dias de hoje; 
O campo do jornalismo de moda. 

O trabalho mostra as principais discussões que permeiam o jornalismo de moda.

Entrevistei: Mônica Salgado (Glamour), André do Val (Chic.com.br), Cecília Lima (Closetonline.com.br), Denise Pitta (Blog Fashion Bubbles), Julia Salgueiro (Blog ModaModaModa), Ligia Bellido Cortez (Editora Moderna), Camila Vila Verde (Blog Dia de Salto), Luisa Dalcin (Lola Online) e Vinícius de Alencar (Chic.com.br) .

Para quem desejar utilizar o trabalho como fonte de pesquisa é só me mandar um e-mail: rebeccagmr@gmail.com, solicitando o arquivo.

Posso dizer que foi uma experiência única e enriquecedora. Aprendi muito, tanto com a pesquisa bibliográfica e principalmente com as entrevistas, onde pude entender da vivência do jornalismo de moda. Aconselho a todos os estudantes de jornalismo a se empenharem e realizarem um projeto de iniciação científica. Depois que se vê o trabalho pronto a sensação é inenarrável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário