7 de junho de 2012

Terceira idade e a socialização

         Segundo dados do IBGE até 2050, 30% da população brasileira estará acima dos 60 anos.  A população está envelhecendo melhor, devido ao aumento da qualidade de vida no país. Existem projetos espalhados por diversas partes voltados para esse público que vem conquistando cada vez mais espaço na sociedade.




Um dos projetos de sucesso é o Centro de Convivência do Idoso (CCI) – Unidade Maria Rosa, de Taboão da Serra – SP. Com cerca de 500 frequentadores semanais, o CCI tem por objetivo “evitar o isolamento dos idosos, melhorar sua autoestima, oferecer atividades esportivas que visam melhorar a saúde e qualidade de vida”, segundo a assistente social Ana Lúcia Lima que é uma das responsáveis pelo Centro.

O centro oferece diversas oportunidades para a integração, socialização e qualidade de vida dos idosos. Atividades de lazer (festa dos aniversariantes do mês, bailes, passeios e artesanato), cultura (teatro, cinema, shows e danças folclóricas), esportivas (karatê, vôlei adaptado e Tai Chi), palestras sobre saúde (com temas: câncer de mama, diabetes, hipertensão, etc) e reuniões para informações sobre os direitos dos idosos.


Segundo Rosa Peniche costureira e frequentadora do CCI, ela passa o dia na máquina, mas não sente dor por se exercitar. Ela faz ginástica, viaja, dança, ou seja, aproveita a vida. Diz que os que não fazem essas coisas adoecem e entram em depressão.  

Existe um convênio com a Universidade Anhanguera de Taboão da Serra onde é oferecido aos idosos um curso de extensão que dura três semestres e ao final a pessoa recebe um certificado de participação. São ministradas diversas matérias dentre elas: economia, política, psicologia, primeiros socorros, português e informática. As aulas acontecem três vezes por semana e têm a duração de duas horas por dia. A assistente social do CCI acompanha a frequência de quem participa do curso.

Os horários dos cursos e atividades variam, o horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8:00 às 17:00. Para participar das atividades é necessário ser morador de Taboão da Serra, possuir pelo menos 50 anos, fazer um cadastro e participar de uma reunião de acolhimento em grupo juntamente com uma assistente social. Nessa reunião, a pessoa fala um pouco sobre si, ouve a história de outras pessoas, comenta sobre suas expectativas sobre o centro de convivência, quais são seus planos para o futuro e o que gosta de fazer. A assistente social termina a reunião com uma dinâmica, focando algum assunto como: solidão, depressão, doenças, autoestima, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário